Confira a Programação

08h00

Credenciamento dos participantes / Coffee break

09h00

Solenidade de Abertura

10h00
Diego Alessio

Palestra Magna - Agricultura Regenerativa

Diego Alessio

DIEGO ALESSIO é Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Santa Catarina desde 2005 e Mestre em Agronomia pela Universidade de Passo Fundo desde 2007.

Desde então, é corresponsável pela administração, gerenciamento e execução dos trabalhos na produção de grãos (em especial, milho, soja e trigo) na Fazenda Banhado Verde, no município de Faxinal dos Guedes, na região oeste de Santa Cantarina.

A Fazenda Banhado Verde é pioneira em agricultura conservacionista no estado, com mais de 40 anos na adoção do verdadeiro Sistema de Plantio Direto. E hoje é referência também no País em Agricultura Regenerativa, sendo modelo de sustentabilidade na produção de grãos.

Diego entende que a chave para a agricultura mais sustentável está no estímulo aos serviços ecossistêmicos dentro do ambiente de produção. Para isso, ajudou a desenvolver várias estratégias de manejo para a estruturação e promoção da vida saudável nos solos. Tendo como base os princípios que regem os sistemas naturais.

Como consultor, proferiu várias palestras e minicursos nacionais e internacionais sobre a temática da Agricultura Regenerativa, onde orienta produtores de todas as escalas a darem os primeiros passos rumo a transição para modelos mais sustentáveis de produção.

E por fim, hoje também é corresponsável pela parceria público-privada entre a Epagri e a Fazenda Banhado Verde desde 2020, para a difusão dos princípios da Agricultura Regenerativa para o estado de Santa Catarina. Afim de promover uma agricultura mais racional, economicamente viável, que converse com o meio-ambiente e produza alimento seguro para todos.

11h00
Rodrigo Alessio

Grãos

Case de sucesso: Fazenda Banhado Verde

Rodrigo Alessio

Engenheiro agrônomo pela UFSC (universidade federal de Santa Catarina). Pós graduado em Gestão empresarial pela FGV. Vice presidente da Febrapd ( Federação Brasileira do Sistema de Plantio Direto ) por Santa Catarina. Produtor rural em Faxinal dos Guedes- SC.

12h00

Intervalo para almoço

13h30
Laercio Dalla Vecchia

Grãos

Case de sucesso: Fazenda Dalla Vecchia

Laercio Dalla Vecchia

Filho de produtores rurais e defensor de uma agricultura de princípios, Laercio Dalla Vecchia chegou à Mangueirinha, interior do Paraná, em 1983, a propriedade comprada pela família ficava em uma região de solo muito ácido, até então, improdutivo, com técnicas bem sucedidas, os Dalla Vecchia reverteram o quadro e a fazenda passou a produzir de forma eficiente, levando a propriedade a vencer o concurso do Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb), por colher o maior volume de soja por hectare: 118,8 sacas, desde então, Laercio passou a fazer testes na fazenda e concluiu que o equilíbrio no uso de insumos é o melhor caminho para atingir as maiores produções, ele recorreu a plantas de cobertura e fertilizantes que não agridem o solo para preservar os nutrientes e conseguir alimentos mais nutritivos, esta experiência no campo, que combina sustentabilidade e ganhos de eficiência, Laercio compartilha com seus seguidores nas redes sociais e em palestras por diferentes Estados brasileiros, referência em produzir mais, com menor custo e sem agredir o solo, Laercio mostra que é possível e ensina como fazer.

14h30
Carlos Mader Fernandes

Pecuária

Agropecuária Regenerativa

Carlos Mader Fernandes

Eng. Agr Carlos Otávio Mader Fernandes: Extensionista Rural; Coordenador do Programa Pecuária da Epagri; Especialista em Produção e Nutrição Animal.

15h30
Família Dedonatti

Pecuária

Case de sucesso: Fazenda Dedonatti

Família Dedonatti

Eduardo e Vinicius Dedonatti são dois produtores apaixonados pela atividade de leite, sempre buscando o máximo de desempenho econômico.
Começaram na atividade em 2008 como tiradores de leite de forma muito onerosa e pouco lucrativa.
São a segunda geração família, que está na atividade a mais de 20 anos.
Em 2011, aderiram para um sistema de produção a base de pastagens perenes, planejado e eficiente. Sendo profissionais na produção de pastagem e lucratividade.
Atualmente estão trabalhando com 70 animais em ordenha com um sistema de sazonalidade de produção, numa área de 20 ha, base produtiva tifton 85.
Sistema de produção baseada nos princípios do pastoreio racional voisin Eduardo é Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Vinicius está cursando Medicina Veterinária pela Uceff.

16h00

Coffee break

16h30
Marcelo Zanella e Darlan Marchesi
Marcelo Zanella e Darlan Marchesi

Hortaliças

Agricultura Regenerativa e o método SPDH para um novo modo de produção de hortaliças

Marcelo Zanella e Darlan Marchesi

Marcelo Zanella, possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Atualmente é agente técnico formação superior da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina. Atua como extensionista rural desde 2007. Tem experiência na área de Agronomia, atuando no desenvolvimento rural sustentável e de técnicas de manejo de plantas e solo, especialmente em Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH) como estratégia de transição para produção de alimentos com bases ecológicas; avaliação participativa da qualidade do solo; Indicadores de sustentabilidade no SPDH; mecanização e tecnologias para implantação e manejo do SPDH; desenvolvimento participativo de técnicas de manejo agroecológico; nutrição e fisiologia de plantas seguindo as Taxas Diárias Absorção de nutrientes pelas plantas (TDA); Nutrição e manejo de mudas de hortaliças; Realiza trabalhos de pesquisas e extensão em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Fedaral do Rio Grande do Sul (UFRGS), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA Hortaliças). Atua como Coordenador regional do projeto de Horticultura na Epagri - Gerencia Regional de Florianópolis e Consultor Estadual na área de SPDH.

Darlan Rodrigo Marchesi, Engenheiro Agrônomo da Epagri (2004), graduado pela UDESC,1995; MBA Gestão Empresarial (UNESC, 2005) e Mestrado em Fitotecnia - Ênfase em Fisiologia Vegetal e Manejo de Plantas (UFRGS,2011). Atualmente coordenador do Programa Olericultura na Extensão Rural e Pesqueira. Atuação em nutrição e fisiologia vegetal, fertilidade do solo e promoção do Desenvolvimento Rural Sustentável. Enfoque no Método Sistema Plantio Direto de Hortaliças (SPDH) aplicado a diferentes cultivos de frutas, olerícolas e grãos.

17h30
Edesio Schmitt

Hortaliças

Case de sucesso: SPDH

Edesio Schmitt

Produtor rural com área de 3,0 ha em SPDH
Aumento da produção e redução de 60% no uso de insumos pelo SPDH.
Culturas trabalhadas no SPHD : chuchu, abóbora, milho, quiabo, pitaya e mix de plantas de cobertura
Banana em agrofloresta – 1,2ha
Área total da propriedade -16ha

18h00

Debate

18h30

Encerramento primeiro dia

08h30
Daniel José de Souza Mol

Compostagem

Rede Alimentar do Solo no manejo regenerativo

Daniel José de Souza Mol

Daniel José de Souza Mol é Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Lavras, a mais de 17 anos trabalha como extenssionista e consultor em projetos técnicos para agricultora sustentável e orgânica, atendendo agricultores nas mais diversas atividades. Atua como palestrante e professor, realizando mais de 100 cursos e treinamentos para agricultores, profissionais da área agrária nas mais diversas áreas do conhecimento, sendo a principais, homeopatia e manejo biológico. Possui Treinamento teórico e prático no sistema Soil Food Web e vem aplicando a nível comercial em mais de 12 propriedades distribuídas em GO, PR, PA, MT e RS, somando mais de 15.000 hectares, com recomendações de tratamento para as culturas da soja, milho, feijão, café, arroz e pastagens. Está em curso o treinamento para consultor da escola Soil Food Web.

09h30

Coffee break

10h00
Rodrigo Simões

Mercado de carbono

Agricultura Regenerativa e o mercado de carbono: Oportunidades e desafios para o produtor rural na nova economia

Rodrigo Simões

Fundador da Twelvesix, empresa que auxilia os segmentos do agronegócio a se adaptarem à nova economia de baixo carbono, oferecendo pesquisa de mercado, assessoria em projetos, assistência na captação técnica e financeira, intermediação de créditos de carbono e treinamento para lideranças e equipes. É natural de Curitiba e com raízes familiares no agronegócio, tendo crescido ajudando na lavoura da família no nordeste de Santa Catarina. Formado em Relações Públicas pela UFPR, onde realizou pesquisa na área de sustentabilidade, atuou com planejamento comercial e consultoria financeira em grandes empresas nacionais e internacionais. Além disto, possui curso de gestão estratégica de carbono pela Fundação Getúlio Vargas. Há dois anos no mercado de carbono, possui projetos em andamento em grãos, avicultura e floresta nos estados de SC, PR e MT, e no exterior, em Londres, Inglaterra.

11h00
Humberto Bicca Neto

Mercado de carbono

Plano ABC + SC

Humberto Bicca Neto

Humberto Bicca Neto Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná (2006). É funcionário de carreira na Epagri de Santa Catarina. Assumindo funções de Extensionista Rural. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Extensão Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura de baixa emissão de carbono, solos, madeira, ensino de solos, educação ambiental, pedologia, bovinos e toposseqüência. Foi Líder de Projetos e Gestor de Contratos, Gerente da Estação Experimental e Regional de Campos Novos, Diretor de Extensão Rural e Pesqueira e atualmente é analista de extensão rural da EPAGRI. Tem MBA em Pecuária Leiteira e é organizador do Plano Estadual ABC+ SC 2020 - 2030.

11h30

Debate

12h00

Intervalo almoço

14h00
Fazenda Banhado Verde - Faxinal dos Guedes

Tarde de Campo

Agricultura Regenerativa

Fazenda Banhado Verde - Faxinal dos Guedes

17h00

Encerramento segundo dia

Patrocinadores


Diamante

FAESC SENAR

Ouro

 ALESC
CREA SC
Mútua

Prata

SEBRAE
Sicoob

Bronze

SICREDI
CRESOL

Realizadores

Epagri
Prefeitura de Chapecó
Fazenda Banhado Verde
Aeagro
GOV SC
Aeagri

Apoio Institucional

Unoesc
Udesc
Uceff
Fronteira Sul
Unoesc Agronimia Xanxerê
Unochapecó
Chapecó Convention
URI
GAAS
Federeção Plantio Direto
FEAGRO-SC