Programação
EVENTO 2025
Credenciamento e acolhida
Abertura oficial com mesa de autoridades
Painel de abertura:

A importância da sucessão na sustentabilidade e o papel da Agricultura Regenerativa (AR) nesse processo
Dirceu Leite - Presidente da Epagri

Protagonismo Jovem na Agricultura Regenerativa: Casos que Inspiram
Coquetel de Abertura
Credenciamento e recepção

Manejo ecológico de ambientes produtivos
Afonso Peche Filho – Instituto Agronômico de Campinas – IAC - SP
Pesquisador científico nível VI – Engenheiro Agrônomo, Mestre em Engenharia de Água e Solo. Doutor em Ciências Ambientais. Tem experiência em Engenharia de Biossistemas, com ênfase em Gestão Ambiental de Bacias Hidrográficas e Manejo Ecológico de Ambientes Produtivos. Atua em projetos de pesquisa e extensão. Atualmente trabalha no Centro de Engenharia e Automação do IAC.

Agricultura Regenerativa e a experiência da Fazenda Banhado Verde
Diego Aléssio - Engenheiro agrônomo e Produtor Rural
Diego Aléssio - Engenheiro agrônomo e Produtor Rural
Engenheiro Agrônomo, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina desde 2005 e Mestre em Agronomia pela Universidade de Passo Fundo desde 2007. É corresponsável pela administração, gerenciamento e execução dos trabalhos de produção de grãos (em especial milho, soja e trigo) na Fazenda Banhado Verde, no município de Faxinal dos Guedes - SC.

Oportunidades de negócio em mercados sustentáveis
Rodrigo Simões - Empreendedor do Agro Sustentável
Empreendedor focado em inovação e sustentabilidade, formado em Relações Públicas pela UFPR e com curso em Gestão Estratégica de Carbono pela Fundação Getulio Vargas e Habilidades para a transição verde em Cambridge. Experiência em créditos de carbono e na integração entre os ambientes dentro e fora da porteira. Como cofundador e CEO da 4bases, startup que faz parte do programa de fundadores da Microsoft, lidera iniciativas que promovem a transição da agricultura e pecuária para práticas de baixo carbono com soluções tecnológicas inovadoras e consultoria especializada na construção de cadeias sustentáveis no agronegócio.
Almoço

Transição Agroecológica em Sistemas Pecuários
Ricardo Lopes Machado - Extensionista Rural da EMATER/RS
Médico Veterinário pela Universidade Federal de Pelotas UFPEL/RS - 2004.
Homeopata formado pelo curso de Extensão em homeopatia da Universidade Federal de Viçosa 2006.
2004 á 2009 Trabalhou com clínica veterinária em Cooperativas de fomento ao setor leiteiro no norte do RS.
2010 á atualmente é extensionista rural da EMATER/RS com o trabalho focado em Processos de Transição Agroecológica em Sistemas Pecuários.



Pecuária Rentável e Sustentável: Pesquisa, Extensão e Case de Sucesso
Tiago Celso Baldissera , Cassio Marques de Valois, Willian Candiago
Tiago Celso Baldissera
Coordenador estadual de pesquisa do programa pecuária da Epagri.
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (2008). Mestrado e doutorado em Agronomia - Produção Vegetal pela Universidade Federal do Paraná (2014). Realizou estágio de doutorado no Institut National de Recherche pour l'agriculture, l'alimentation et l'environnement (INRAE - França). Atua como pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) desde 2014, junto ao corpo técnico da Estação Experimental de Lages. Desde de 2021 atua como coordenador estadual de pesquisa do programa pecuária da Epagri. Atua na linha de pesquisa sistemas integrados de produção agropecuária. É líder do grupo de pesquisa Pecuária de Ruminantes no CNPq. Tem experiência em produção e manejo de pastagens cultivadas e naturais, relações solo-planta-animal, ecofisiologia vegetal e gases do efeito estufa. Lidera o projeto estadual Pecuária ConSCiente Carbono Zero.
Cassio Marques de Valois
Coordenador estadual de extensão do programa pecuária da Epagri.
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009) e mestrado em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Tem experiência na área de pecuária e mapeamento, conservação e classificação de solos. Trabalha na Empresa de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), onde atualmente coordena o Programa de Pecuária nas regiões de Videira, Caçador e Curitibanos. Desde 2024 atua como coordenador estadual de extensão do programa pecuária da Epagri. Extensionista rural, realiza o acompanhamento e planejamento de propriedades com ênfase na produção leiteira e acompanhamento de Unidades de Referência Tecnológica da Epagri.
Willian Candiago
Técnico em Agropecuária pelo Instituto Federal Catarinense (2018) Willian Candiago é um pecuarista com propriedade em Iomerê, na região do Alto Vale do Rio do Peixe, sendo essa uma Unidade de Referência Tecnológica em leite da Epagri (URT).
Sua propriedade se destaca pelo uso inovador de tecnologias voltadas para a pecuária leiteira. Willian utiliza técnicas avançadas, como pastagens perenes de verão consorciadas, manejo de pastagens com piquetes em sistema racional e sobressemeadura, visando aprimorar a produção de leite de forma sustentável e eficiente. Sua abordagem inovadora e sustentável para a pecuária demonstra o compromisso com a qualidade e a eficiência na produção de leite, aliadas à conservação do meio ambiente e humanização da mão de obra.
Intervalo


Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH): princípios e aplicações
Júlio César Ramos e Marcelo Zanella
Júlio César Ramos - Pesquisador Epagri
Engenheiro-agrônomo, graduado pelo Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (2010), com mestrado em Manejo do Solo (2013) e Doutorado em Ciências do Solo (2015) pela mesma instituição. Atualmente é pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), com lotação no Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar, localizado na cidade de Chapecó-SC. Tem experiência na área de Ciências do Solo, com área de concentração em manejo e conservação do solo, tendo experiência em trabalhos de erosão hídrica por chuva simulada e chuva natural e preparos conservacionistas de solo. Recentemente atua em trabalhos avaliando o impacto do manejo na qualidade do solo (física, química e biológica), emissão de gases do efeito estufa e estoque de carbono.
Marcelo Zanella
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Atualmente é agente técnico de formação superior da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina e extensionista rural no município de Biguaçu na Gerência Regional da Epagri em Florianópolis. Atua na construção e desenvolvimento do Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH) como estratégia de transição para produção de alimentos com bases ecológicas.

Vivência inspiradora: trajetória de agricultor com enfoque regenerativo
Laercio Dalla Vecchia - Agricultor Digital Influencier
Filho de produtores rurais e defensor de uma agricultura de princípios, Laercio Dalla Vecchia chegou à Mangueirinha, interior do Paraná, em 1983, A propriedade comprada pela família ficava em uma região de solo muito ácido, até então, improdutivo, Com técnicas bem sucedidas, os Dalla Vecchia reverteram o quadro e a fazenda passou a produzir de forma eficiente, levando a propriedade a vencer o concurso do Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb), por colher o maior volume de soja por hectare¦ 118,8 sacas, Desde então, Laercio passou a fazer testes na fazenda e concluiu que o equilíbrio no uso de insumos é o melhor caminho para atingir as maiores produções, Ele recorreu a plantas de cobertura e fertilizantes que não agridem o solo para preservar os nutrientes e conseguir alimentos mais nutritivos, Esta experiência no campo, que combina sustentabilidade e ganhos de eficiência, Laercio compartilha com seus seguidores nas redes sociais e em palestras por diferentes Estados brasileiros, Referência em produzir mais, com menor custo e sem agredir o solo, Laercio mostra que é possível e ensina como fazer
Mesa Redonda
09h00 às 15h00 Dia de Campo – Fazenda Banhado Verde - Faxinal dos Guedes/SC
Estações temáticas: Agrotec+: Encontro de máquinas e equipamentos para agricultura regenerativa


Revolução no Campo com o SPDH e Máquinas Inovadoras!
Darlan Marchesi e Marcelo Zanella
Darlan Rodrigo Marchesi
Engenheiro Agrônomo da Epagri (2004), graduado pela UDESC,1995; MBA Gestão Empresarial (UNESC, 2005) e Mestrado em Fitotecnia - Ênfase em Fisiologia Vegetal e Manejo de Plantas (UFRGS,2011). Atualmente coordenador do Programa Olericultura na Extensão Rural e Pesqueira. Atuação em nutrição e fisiologia vegetal, fertilidade do solo e promoção do Desenvolvimento Rural Sustentável. Enfoque no Método Sistema Plantio Direto de Hortaliças (SPDH) aplicado a diferentes cultivos de frutas, olerícolas e grãos.
Marcelo Zanella
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Atualmente é agente técnico de formação superior da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina e extensionista rural no município de Biguacu na Gerência Regional da Epagri em Florianópolis. Atua na construção e desenvolvimento do Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH) como estratégia de transição para produção de alimentos com bases ecológicas.

Máquinas no plantio direto: adaptações para grandes culturas
Diego Aléssio - Engenheiro agrônomo e Produtor Rural
Engenheiro Agrônomo, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina desde 2025 e Mestre em Agronomia pela Universidade de Passo Fundo desde 2027. É corresponsável pela administração, gerenciamento e execução dos trabalhos de produção de grãos (em especial milho, soja e trigo) na Fazenda Banhado Verde, no município de Faxinal dos Guedes – SC.



Plantas de cobertura e manejo do solo e da água
Mateus Sangiovo, Júlio César Ramos, Laercio Dalla Vecchia
Mateus Sangiovo
Aluno de graduação e pós graduação da UFSM, campus Frederico Westphalen. Foi visitante na Faz. Banhado Verde - SC, Faz. Capão Redondo - PR, Esalq USP, Projeto Aquarius e SPD Soil Diagnostic - GO. Desenvolve pesquisas com foco em sistemas de produção e construção de ambiente produtivo.
Júlio César Ramos
Engenheiro-agrônomo, graduado pelo Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (2010), com mestrado em Manejo do Solo (2013) e Doutorado em Ciências do Solo (2015) pela mesma instituição. Atualmente é pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), com lotação no Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar, localizado na cidade de Chapecó-SC. Tem experiência na área de Ciências do Solo, com área de concentração em manejo e conservação do solo, tendo experiência em trabalhos de erosão hídrica por chuva simulada e chuva natural e preparos conservacionistas de solo. Recentemente atua em trabalhos avaliando o impacto do manejo na qualidade do solo (física, química e biológica), emissão de gases do efeito estufa e estoque de carbono.
Laercio Dalla Vecchia
Filho de produtores rurais e defensor de uma agricultura de princípios, Laercio Dalla Vecchia chegou à Mangueirinha, interior do Paraná, em 1983, A propriedade comprada pela família ficava em uma região de solo muito ácido, até então, improdutivo, Com técnicas bem sucedidas, os Dalla Vecchia reverteram o quadro e a fazenda passou a produzir de forma eficiente, levando a propriedade a vencer o concurso do Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb), por colher o maior volume de soja por hectare¦ 118,8 sacas, Desde então, Laercio passou a fazer testes na fazenda e concluiu que o equilíbrio no uso de insumos é o melhor caminho para atingir as maiores produções, Ele recorreu a plantas de cobertura e fertilizantes que não agridem o solo para preservar os nutrientes e conseguir alimentos mais nutritivos, Esta experiência no campo, que combina sustentabilidade e ganhos de eficiência, Laercio compartilha com seus seguidores nas redes sociais e em palestras por diferentes Estados brasileiros, Referência em produzir mais, com menor custo e sem agredir o solo, Laercio mostra que é possível e ensina como fazer.

Rochagem e ativação mineral
Eder de Souza Martins - Pesquisador Embrapa Cerrados
Bacharel em geologia (1987), mestre (1991) e doutor em geologia (1999) pela Universidade de Brasília. Pesquisador A da Embrapa Cerrados desde 1997, professor e orientador de pós-graduação em Geografia e Ciências Ambientais na UnB, de Geociências da UFG, e de Ciências Exatas e Tecnológicas da UFCAT. Trabalha nos campos de pesquisa sobre Fisiologia da Paisagem, Agrominerais Regionais e Zoneamento Agrogeológico. Publicou mais de 190 artigos completos em periódicos científicos, organizou quatro livros e participou em 28 capítulos de livro. Participou na organização de eventos na área de solos e nas quatro edições do Congresso Brasileiro de Rochagem, em 1999, 2013, 2016 e 2021. Coordenou cinco projetos sobre caracterização de agrominerais silicáticos, desde 1999. Orientou 10 dissertações de mestrado e 6 teses de doutorado.

Bioinsumos: uso de microrganismos, biocontrole e fertilizantes especiais
Rodrigo Alessio
Engenheiro agrônomo pela UFSC (universidade federal de Santa Catarina).
Pós graduado em Gestão empresarial pela FGV. Vice presidente da Febrapd ( Federação Brasileira do Sistema de Plantio Direto ) por Santa Catarina.
Produtor rural em Faxinal dos Guedes- SC.



Homeopatia aplicada à pecuária e às plantas
Thais Carla Dal Bello, Egabrieli Garbin, Pedro Boff
Thais Carla Dal Bello
Agrônoma pelo Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia; Mestre e Doutoranda em Produção Vegetal pela Universidade do Estado de Santa Catarina - CAV, Lages. Experiências com trabalhos utilizando homeopatia na indução de resistência de plantas à doenças.
Egabrieli Garbin
Doutoranda em Produção Vegetal pela Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC- CAV. Mestre em Produção Vegetal (UDESC- CAV, 2024). Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS- Erechim, 2022. Atuação em Homeopatia Vegetal e Controle Microbiológico de Doenças e Insetos-Praga em plantas.
Pedro Boff
Possui doutorado(PhD) em Ecologia da Produção e Conservação de Recursos Naturais - Wageningen Agricultural University (2001)[Diploma reconhecido pela UFSC em Recursos Genéticos Vegetais]. Sua graduação foi em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (1984) e mestrado em Fitopatologia pela Universidade Federal de Viçosa (1988). Atualmente é pesquisador da EPAGRI - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina/ Est. Exp. de Lages, colaborador (orienta mestrado e doutorado) do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal do CAV-UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina. É professor do Programa de Pós-graduação interdisciplinar - Mestrado em Ambiente e Saúde da UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense. Editor Associado da Revista Brasileira de Agroecologia; eventual revisor ad hoc de várias revistas cientificas. Responsável pelo Lab. de Homeopatia e Saúde Vegetal da Epagri e coordena projeto Núcleo Emergente em Agroecologia e Saúde Ambiental (Edital FAPESC/CNPq).

Pecuária
Família Woloszyn
Família Woloszyn
Unidade de Referência Técnologica da Epagri (URT). Concórdia/SC