Fazenda
BANHADO VERDE


Foto: Vista aérea da Faz. Banhado Verde, 2021.
Foto: Vista aérea da Faz. Banhado Verde, 2021.

Situada às margens do rio Chapecozinho, no município de Faxinal dos Guedes, oeste de Santa Catarina, a fazenda Banhado Verde se destaca pelo modelo conservacionista adotado pela família Alessio ao longo dos anos na produção de grãos, em especial milho, soja e trigo.

A agricultura na fazenda teve seu início na década de 70 com o Sr. Carlos Roberto Alessio e seus irmãos, período marcado pelo intenso preparo de solo, o qual se fazia necessário para o controle de ervas daninhas nos cultivos e aplicação de condicionadores de solo. Porém, as benesses que o arado trazia para tais objetivos, resultou em outros tantos malefícios ao sistema de cultivo na época, o principal deles, veio da união da desestabilização do solo em um relevo ondulado com chuvas intensas, resultando em um processo erosivo sem precedentes.

Foto: Manuel Henrique Pereira e Carlos Roberto Alessio (segundo e quarto da esquerda pra direita, respectivamente). Ano 2012.
Foto: Manuel Henrique Pereira e Carlos Roberto Alessio (segundo e quarto da esquerda pra direita, respectivamente). Ano 2012.

A percepção de que aquele sistema logo se inviabilizaria, fez com que o Sr. Carlos, no início dos anos 80, fosse até a região dos Campos Gerais do estado do Paraná, onde conheceu e aprendeu o Sistema de Plantio Direto (SPD) pelas mãos do eterno Manoel Henrique Pereira, o Nonô Pereira. Essa viagem mudaria para sempre os rumos da família e da Faz. Banhado Verde.

A adoção imediata para o novo sistema de plantio sobre culturas de coberturas, fez com que, por mais dificuldades que houvesse na implantação, desistir nunca foi uma opção, pois tinha-se a certeza de que esse era o caminho para a prosperidade.

Foto: Implantação do Sistema de Plantio Direto, 1980.
Foto: Implantação do Sistema de Plantio Direto, 1980.
Foto: Transição do sistema de preparo do solo para o SPD, 1981.
Foto: Transição do sistema de preparo do solo para o SPD, 1981.

Com o passar dos anos, o sistema mostrou-se que além de ser extremamente eficaz no combate a erosão do solo, também promoveu a recuperação da fertilidade natural do mesmo, pois a deposição de elevados volumes de palha de aveia e azevém sobre o solo, servia como isolante térmico e armazenava mais água, dando condições mais seguras para os cultivos.

Em um segundo momento, no início dos anos 2000, agora com os filhos Rodrigo e Diego Alessio, ambos Eng. Agrônomos, juntamente com seu pai Carlos, a fazenda passaria por um novo redirecionamento do sistema de produção. Os filhos tiveram o entendimento de que o princípio de proteção do solo do Sistema de Plantio Direto herdado do pai, nada mais era que um padrão dos sistemas naturais. Partindo desse pressuposto, entender outros princípios naturais era necessário para melhorar ainda mais o ambiente de cultivo. Sendo assim, um novo modelo de produção foi sistematicamente sendo incorporado na fazenda, chamado de Agricultura Regenerativa.

A Agricultura Regenerativa, tem por base os princípios que regem um sistema natural, as florestas no caso, além do princípio basilar de proteção do solo adotado com o SPD, outros como biodiversidade, menor distúrbio químico e físico do ambiente e presença de plantas vivas por maior tempo possível foram sendo incorporados através de novas técnicas de manejo na fazenda. A produção de coquetéis de plantas de cobertura, produção de bioinsumos e plantio direto nas coberturas ainda verdes são exemplos práticos da aplicação desses princípios.

Os trabalhos conduzidos na Faz. Banhado Verde são guiados por esse pensamento, tendo como resultado o sequestro e incorporação de diferentes fontes de carbono pelas plantas, servindo de energia para a promoção da vida no solo. Sendo que essa cadeia alimentar do solo é responsável pelos mais diversos serviços ecossistêmicos que conferem resiliência ao ambiente de produção.

Em suma, a produção de grãos atual da fazenda vai de encontro ao funcionamento dos sistemas naturais do planeta e atendendo as demandas da sociedade, produzindo alimento seguro, preservando os recursos naturais, com rentabilidade garantida e fundamentalmente melhorando o ambiente de cultivo safra após safra.

Foto: Aplicação dos princípios de Agricultura Regenerativa, 2021.
Foto: Aplicação dos princípios de Agricultura Regenerativa, 2021.

Confira a reportagem exibida
no Globo Rural sobre a Fazenda Rebanho Verde

Confira a matéria sobre a Fazenda Rebanho Verde

Patrocinadores


Diamante

FAESC SENAR

Ouro

 ALESC
CREA SC
Mútua

Prata

SEBRAE
Sicoob

Bronze

SICREDI
CRESOL

Realizadores

Epagri
Prefeitura de Chapecó
Fazenda Banhado Verde
Aeagro
GOV SC
Aeagri

Apoio Institucional

Unoesc
Udesc
Uceff
Fronteira Sul
Unoesc Agronimia Xanxerê
Unochapecó
Chapecó Convention
URI
GAAS
Federeção Plantio Direto
FEAGRO-SC