Notícias

Senado aprova Dia Nacional do Plantio Direto

Compartilhar

Proposta é do deputado federal Afonso Hamm

O Senado aprovou, nesta quinta-feira (25), o Projeto de Lei, de autoria do deputado federal Afonso Hamm, que torna o dia 23 de outubro Dia Nacional do Plantio Direto.

A proposta, que segue para sanção, prevê a realização de ações que contribuam para a universalização da prática, com palestras e seminários sobre plantio direto para técnicos e produtores.

Na justificativa, Afonso Hamm, que é engenheiro agrônomo e produtor rural, agradece a iniciativa da Federação de Plantio Direto (FEBRAPDP), e ressalta que o plantio direto é um sistema diferenciado de manejo que diminui o impacto da agricultura e do uso de máquinas agrícolas, contribuindo para uma maior conservação do solo. A rotação e sucessão de culturas e a movimentação e o corte apenas na linha de plantio permitem a cobertura permanente da terra.

"A competitividade da agricultura brasileira se deve muito pelo sistema produtivo de plantio direto, que revolucionou o modo de plantar, viabilizando economicidade e ganhos ambientais", afirma.

O projeto foi relatado na Comissão de Educação (CE) pelo senador Lasier Martins, que destacou na comissão estudos realizados pela Embrapa Soja que comprovam o aumento da produtividade nas lavouras com plantio direto em até 30% quando comparado ao sistema convencional.

Patrocinadores


Diamante

FAESC SENAR

Ouro

 ALESC
CREA SC
Mútua

Prata

SEBRAE
Sicoob

Bronze

SICREDI
CRESOL

Realizadores

Epagri
Prefeitura de Chapecó
Fazenda Banhado Verde
Aeagro
GOV SC
Aeagri

Apoio Institucional

Unoesc
Udesc
Uceff
Fronteira Sul
Unoesc Agronimia Xanxerê
Unochapecó
Chapecó Convention
URI
GAAS
Federeção Plantio Direto
FEAGRO-SC